O concelho de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, situa-se na margem direita do rio Vez, no coração do Alto Minho. Com 51 freguesias é o maior concelho do distrito, tendo mais de 24.000 habitantes. Integrado em grande parte no sistema montanhoso da Peneda-Gerês. Com um relevo muito acentuado, o vale do rio Vez, ocupa uma posição de destaque na paisagem.
Existem referências a Val-de-Vez no séc.X, no famoso testamento de Mumadona de Guimarães, sendo seguro que a povoação terá sido fundada em época anterior à dominação romana. Na origem da designação de Arcos de Valdevez, está a antiga ponte dos arcos sobre o rio Vez. No período românico, os topónimos, arco ou arcos sempre são sinónimos de pontes. Estes topónimos já eram usados em 1258, o que indica e existência da ponte nesse tempo, atribuindo-lhe um papel determinante, no desenvolvimento deste lugar ao longo da Idade Média.
Do seu património arquitectónico destaca-se: a antiga ponte dos Arcos; a Igreja Matriz, de finais do séc. XVII; a Capela de Nossa Senhora da Conceição, datada de finais do séc. XIV, a Igreja da Misericórdia, bastante alterada ao longo da sua existência; a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, do séc XVIII, tida como um dos monumentos mais valiosos do concelho; o pelourinho e o cruzeiro; o Mosteiro de Ermelo; a Torre de Grade; a Capela de S. João Baptista; a torre, casa e quinta de Aguiã; a casa solarenga na quinta do Requeijo; o Paço de Giela; a ponte medieval de Vilela; o pelourinho de Soajo; e o Santuário de Nª Srª da Peneda.
Muito mais haveria para dizer mas para aguçar o apetite para uma visita penso que já chega.
(As duas fotos da Nª Srª da Peneda, foram tiradas da internet, e o texo com recurso á enciclopédia)
PARA TODOS UM ÓPTIMO FIM DE SEMANA.
Boa tarde
ResponderEliminarQue lhe hei-de dizer? Que sempre que vejo fotos do meu Minho fico meio tristinho? Que fico cheio de saudades? Que me apetece agarrar no carro e ir por aí acima?
Que acabo sempre por ver e rever e volto a ver e nunca me canso?
Minha amiga, conseguiu levar-me até lá.
Um grande obrigado e um bom domingo.
José Gonçalves
felicitacioens por el blog, está precioso.está lleno de fotografías muy bonitas. besos elvira.
ResponderEliminarQue diferente está o blog Elvira.
ResponderEliminarGosto. Mas gosto mais de Arcos de Vadevez. Uma terra bonita.
Abs
Passo para lhe dizer apenas:
ResponderEliminarBOM DIA!
Um abraço
José Gonçalves
Bom, venho ainda com os olhos e alma a cheirar a Minho e a Galiza, mas nunca é demais...
ResponderEliminarAbraço.
Elvira, que bom vir aqui e ver Viana do Castelo (num post abaixo).Este ano não fui mas era passagem obrigatória. Uma vez fui lá só para comprar um chapéu de "Biana" ao rapaz. É que ele dançava folclore.
ResponderEliminarbeijos e...recordações!
Cada vez surpreendes mais pela positiva!
ResponderEliminarForça AMIGA!!!
(Bolas, assinei o guest book ,mas não deixei comentário...snifff....)
Elvira, só agora descobri o seu outro blog.Que coisas lindas!Que surpresa encantadora!E então esta postagem de Arcos de Valdevez!Sou como o José Gonçalves, gémea na adoração pelo Minho.Arcos de Valdevez tem uma linda praia fluvial, com águas puras e límpidas como não se vê nos tempos de hoje, até os peixinhos nadam ao nosso lado e para os que não sabem nadar não se aflijam, tem sempre pé.Quando há nevoeiro na costa é uma óptima opção.
ResponderEliminarLogo volto para explorar melhor esta maravilha.
Beijinho.
Adorei as fotos!!!! são maravilhosas.
ResponderEliminarAbraço!
Espero ansioso por novas fotos.
ResponderEliminarQue tudo esteja bem e sereno.
Uma abraço
José Gonçalves
Minha amiga,adoro o Bolero !!
ResponderEliminarVenho convidá-la a viajar pelo Minho no ourocru, mas leve tempo...
E a sua tensão, acalmou?
Abraço grande!
o minho é sempre muito bonito, seja em altura for.
ResponderEliminarUm beijo
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar