Seguidores

20080425

VENHO CONTAR-TE ESTRANGEIRO



Comemora-se hoje, mais um aniversário do 25 de Abril. E para festejar este dia, um poema meu que já tem algum tempo, e que já fo publicado no SEXTA-FEIRA, o meu outro blog. Espero que gostem.


Venho contar-te estrangeiro
do meu país
Portugal
Aos teus olhos tão estranhos vou mostrar-te
as aldeias esquecidas de Trás-os-Montes
onde os campos raquiticos não dão pão
Terras,só terras,sem água, sem luz
sem escolas
sem homens
que já se cansaram da fome
herdada
desde longínquas gerações.

Venho contar-te estrangeiro
do meu país
Portugal.
Aos teus olhos velados da cegueira
das campanhas turísticas.
Aos teus olhos que erram pelas praias
banhadas de sol.
Venho contar-te estrangeiro
as horas de incerteza e de angústia
vividas pelo meu povo
que pela fome ,o mar tornou seu escravo.
E...venho contar-te mais
desta terra onde nasci...
Onde os homens nascem
vivem
e morrem
sem consciência de terem vivido.
Terra de homens-escravos
do tempo
das máquinas
do dinheiro
da própria Vida.

Venho contar-te estrangeiro
do meu país
Portugal.
Deste país que já não é de poetas
porque um dia um punhado de homens acordou
quebrou as amarras do medo e lutou.
Era Primavera e os cravos floriram.
Na terra dos homens-escravos,
a Revolução nasceu.

Hoje...quero contar-te estrangeiro
quando o desalento mata a esperança
quando o desemprego cria raízes no meu país
e o meu povo envelheçe desiludido
olhando as pétalas secas dos cravos.
Hoje... quando os homens se esquecem dos sonhos
e voltam a ser escravos.
Hoje, estrangeiro
como eu queria acordar este país
com a revolta que me rasga o peito
e gritar
EU QUERO UM PORTUGAL DIFERENTE
no futuro

6 comentários:

  1. Este poema é muito bonito, Elvira. Já o conhecia do outro blogue, mas nunca é demais lê-lo....
    Obrigada.

    Um abraço e um cravo vermelho

    ResponderEliminar
  2. Eu tb estou querendo um Brasil diferente, Elvira.

    Lindo demais!!!

    Bom fim de semana

    Beijao

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia este poema, de que gosto muito.
    rui

    ResponderEliminar
  4. Hola Elvira!!
    No sé si volveré a mi blog, en este último tiempo no están pasando lindas cosas en mi vida, por suerte tengo el apoyo y el amor de mi vida.
    TE dejo un gran saludo y un gran abrazo.
    Siempre estaré por aquí

    LA Morocha

    ResponderEliminar
  5. Hoje Elvira quanto orgulho eu sinto por ser seu amigo minha amiga.
    Uma boa semana
    António

    ResponderEliminar
  6. Querida Elvira,
    Eu fiquei muito honrada com sua visita, gostei do comentário, fiquei muito feliz. Pode me linkar sim, vou linkar o seu também.Vou pedir minha filha para fazer isso, pois eu não sei.

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.