Seguidores

20071124

PRÉMIO FEITO COM AMOR...

Este é o primeiro prémio meu que ofereço a todos os amigos que costumam visitar este cantinho. Os amigos poderão levá-lo e por sua vez poderão expô-lo, guardá-lo ou ofertá-lo. É um mimo feito de uma foto de um presépio que fiz há dias. Não tem o endereço do blog, porque a intenção é mimar os amigos e não promover o blog.

Com o meu obrigada, um grande abraço para todos e um óptimo fim de semana.

20071110

ARCOS DE VALDEVEZ


O concelho de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, situa-se na margem direita do rio Vez, no coração do Alto Minho. Com 51 freguesias é o maior concelho do distrito, tendo mais de 24.000 habitantes. Integrado em grande parte no sistema montanhoso da Peneda-Gerês. Com um relevo muito acentuado, o vale do rio Vez, ocupa uma posição de destaque na paisagem.

Existem referências a Val-de-Vez no séc.X, no famoso testamento de Mumadona de Guimarães, sendo seguro que a povoação terá sido fundada em época anterior à dominação romana. Na origem da designação de Arcos de Valdevez, está a antiga ponte dos arcos sobre o rio Vez. No período românico, os topónimos, arco ou arcos sempre são sinónimos de pontes. Estes topónimos já eram usados em 1258, o que indica e existência da ponte nesse tempo, atribuindo-lhe um papel determinante, no desenvolvimento deste lugar ao longo da Idade Média.

Do seu património arquitectónico destaca-se: a antiga ponte dos Arcos; a Igreja Matriz, de finais do séc. XVII; a Capela de Nossa Senhora da Conceição, datada de finais do séc. XIV, a Igreja da Misericórdia, bastante alterada ao longo da sua existência; a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, do séc XVIII, tida como um dos monumentos mais valiosos do concelho; o pelourinho e o cruzeiro; o Mosteiro de Ermelo; a Torre de Grade; a Capela de S. João Baptista; a torre, casa e quinta de Aguiã; a casa solarenga na quinta do Requeijo; o Paço de Giela; a ponte medieval de Vilela; o pelourinho de Soajo; e o Santuário de Nª Srª da Peneda.

Muito mais haveria para dizer mas para aguçar o apetite para uma visita penso que já chega.

(As duas fotos da Nª Srª da Peneda, foram tiradas da internet, e o texo com recurso á enciclopédia)

PARA TODOS UM ÓPTIMO FIM DE SEMANA.

20071104

TRABALHOS FEITOS POR MIM


Espero que gostem desta pequena amostra.