Seguidores

20090702

DESTINO DE FÉRIAS - PENICHE





Hoje a minha sugestão vai para Peniche. Essa mesma, a cidade mais ocidental da Europa e em cujo forte, estiveram presas várias figuras, que eram contra o regime político que vigorou em Portugal até Abril de 74.

Diz a história que Peniche já foi uma ilha, mas o assoreamento ao longo dos séculos, transformou a ilha, na península que hoje é.

Cidade que vive essencialmente da pesca, o antigo porto junto ao forte mantém o pitoresco das zonas piscatórias. E se hoje Peniche é o maior porto de pesca tradicional do país, já ostentava esse título no reinado de D. Dinis.

Para quem se interessa por história, a Gruta da Furninha, tem muito a contar.

Chamada de capital da onda, Peniche possui lugares lindíssimos, praias maravilhosas, e óptimas condições para os desportos náuticos.

Em terra além do Forte, cuja construção inicial, data do séc. XVI, e que foi sucessivamente ampliado até ao sec. XIX pode visitar a igreja matriz (com azulejos do séc.XVII) a igreja da Misericórdia (com pinturas de Josefa de Óbidos) de S. Pedro, de Nª Sr.ª dos Remédios, (com azulejos do séc XVIII) e o Forte de S. João Baptista, na Berlenga grande.

A Baía entre o Baleal e Peniche e de rara beleza. Do lado norte a Praia do Lagide local excelente para a prática de surf e bodyboard, durante todo o ano. Do lado sul a Praia do Baleal, com um extenso areal e águas mais tranquilas.

A estrada para o Cabo Carvoeiro (o 2º mais ocidental da Europa) é de extrema beleza, pelo exotismo das suas rochas esculpidas pelo mar. Ao fundo podem ver-se as Berlengas.

Na gastronomia abundante em peixes sempre muito frescos, pode deliciar-se com a maravilhosa caldeirada de Peniche.

Aconselho uma visita à Fortaleza, ao seu Museu e aos ateliers de renda de Bilros.

Aconselho igualmente uma visita ás Berlengas ilha de maravilhosa paisagem, Reserva Natural, e ao Forte de S. João Baptista.

E a Praia da Consolação? Dotada de excelentes condições terapêuticas pela sua concentração de iodo é procurada por milhares de pessoas todos os anos. Ah! Já me esquecia. A festa em honra da Nª Senhora da Boa Viagem, cuja procissão é feita no mar em barcos lindamente engalanados.



Encontrarão outros destinos aqui , aqui e ainda aqui . E boas férias


18 comentários:

  1. Elvira, como natural de Peniche, sinto-me muito sensibilizado com o que acaba de descrever.
    As belezas naturais de Peniche são para serem desfrutadas por todos.

    Bem haja.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Que bem retrataste Peniche, bem bonito por sinal, de vez em quando vou lá, meia dúzia de Km daqui da Nazaré,e o Baleal no inverno fica uma ilha é uma delicia, Portugal tem locais idílicos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela divulgação e informação que dá sobre o nosso país.

    ResponderEliminar
  4. Não conheço Elvira, mas esteja certa que adoraria conhecer Peniche!

    Que teu final de semana seja cheio de alegrias!

    Fica com um beijo de amizade

    ResponderEliminar
  5. um espç lindo onde se pode ver belezas naturais únicas e onde se com um óptimo peixe
    beijo

    ResponderEliminar
  6. Amiga Elvira Carvalho,

    Eu, aqui, novamente! Agora para agradecer sua honrosa visita e comentário em meu blog.

    Seu espaço é magnífico! Apareça mais vezes em meu blog, será um grande prazer.

    Desejo-lhe que tenha um ótimo final de semana.

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Adorei tudo o que relataste de Peniche dessa terra que conheço muito bem, porque tenho lá os meus amiguinhos de Peniche:-) Não te rias está bem? Tenho pois, os amigos do Porto de Peniche com quem dialoguei várias vezes porque trabalhavamos no mesmo ramo. A Maria João, será que ainda lá está? Tenho que telefonar porque gostava muito daquela "garota".
    E tu amiguinha faz-me um favor vais ao meu Blog porque tenho um prémio para ti o BLOG DOURADO que este espaço fantástico merece. Tenho também um postalzinho que fiz da minha cidade para os amigos especiais e já agota também um convite:-)

    http://behappyaveiro.blogspot.com/2009/07/distincao-selo-dourado.html

    Jinhosssssss

    ResponderEliminar
  8. É tudo lindo, Elvira, mas Peniche e "aqui", "aqui" e "aqui" terão que esperar para o ano. Mas entrei de novo no teu guestbook. Já é alguma coisa.

    beijos e bom domingo

    ResponderEliminar
  9. Queres saber uma coisa amiga Elvira?
    Ainda bem que vi a tua reportagem e o slideshow. Fiquei a perceber que posso entrar por outros sítios para fotografar este lindo local do nosso país.

    Estou mais perto e, no entanto, tão longe.
    Podes crer que vou seguir o teu roteiro da próxima vez que vá a Peniche.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. . nunca estive em Peniche...
    . grat.íssimo pela sugestão e pelo belo texto que bebo avidamente.
    . aqui.
    . uma boa semana.
    . um beijo meu, Elvira.

    ResponderEliminar
  11. Nunca fui a Peniche.
    Mas fiquei a saber mais coisas
    sobre essa célebre localidade...
    pelo bom peixe!

    Um beijinho daqui.

    ResponderEliminar
  12. olá, Elvira!
    as fotos deste lugar são lindas!
    tem selinho pra você lá no bloguito!!!
    tenha uma linda semana - bjkinhas

    ResponderEliminar
  13. Olá amiga Elvira,

    Adorei a reportagem, lembrei-me de breves passagens por Peniche, há muitos anos e ainda jovem, com os pais e mais tarde com os filhos pequenos e ainda os pais, em férias em S. Martinho do Porto resolvemos matar saudades e dar um passeio até Peniche, onde visitei o Forte, já em memória aos que por ele passaram, em tristes memórias; também às suas belas praias e ao peixe fresquinho, grelhado à porta dos restaurantes, como só em Peniche se sabe fazer.
    Vou ver as outras sugestões.
    Deixo-lhe beijinhos.
    Branca

    ResponderEliminar
  14. Ai as Berlengas....
    Se não me custasse tanto fazer aquela viagem, ia lá mais vezes!

    ResponderEliminar
  15. Querida Elvira

    Bonito roteiro de encantamento... uma costa maravilhosa com todo o misticismo do farol... que ainda era uma simples tocha e já salvava vidas nos tempos de mar difícil...

    Por lá caminhei na procura de relógios de sol... e encontrei!!!

    Por lá vou a convite do Joel... na procura de aromas e sabores...

    Parabéns por este teu trabalho na divulgação de uma cada vez mais bela localidade.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Gosto deste local
    Peniche,
    Quando havia férias
    Saudades.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Peníche assim tão bem retratado até se torna mais atraente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Uma das cidades que ainda hoje continua a comover-me pela inevitável associação com o passado fascista. Se aquelas masmorras falassem! Quanto à sua beleza, às suas gentes e gastronomia está entre as mais queridas. Vale a pena visitar esta cidade.

    Bem-hajas!

    Beijinhos

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.