Seguidores

20080816

DESTINO DE FÉRIAS - S. PEDRO DO SUL




Continuando estes destinos de férias, eis aqui S. Pedro do Sul, um dos sítios para quem gosta de aproveitar as férias, para cuidar do corpo, e prefere as termas á praia.
A poucos Km de Viseu, situada numa zona montanhosa de rara beleza, a "Sintra da Beira" é local de obrigatória visita, para quem gosta de fugir da confusão das grandes cidades e mergulhar num ambiente de natureza límpido, onde se pode encher os pulmões de ar puro.
Banhada pelo Vouga, S. Pedro do Sul possui nas margens deste rio uma das termas mais antigas do país. As suas águas eram já utilizadas durante a ocupação romana, como comprovam as escavações efectuadas há 20 anos, onde foram encontradas, entre outras descobertas arqueológicas, várias piscinas, e medalhas com as efígies de Constantino e de Trajano. Com a queda do império romano, o "Balneum" passou por uma fase de ostracismo que se estendeu por alguns séculos. No século XII deu-se un renascimento destas termas, passando na altura a chamarem-se as "Caldas Lafonenses" assim denomimadas, já que, não só as Termas, mas todo o concelho de S. Pedro do Sul, se encontra situado em plena região de Lafões, gastronicamente conhecida, pela famosa vitela, ou pelo não menos famoso cabrito da Gralheira.
Reza a história, que sofreram um grande desenvolvimento depois que D. Afonso Henriques, se recuperara nas suas águas das mazelas obtidas na batalha de Badajoz.
No século XIX foi inaugurado um moderno balneário, baptizado com o nome de Hospital Rainha D. Amélia, porque esta rainha costumava deslocar-se ali, para naquelas águas se recuperar dos seus achaques.
Com a implementação da República, o nome mudou mais uma vez, e passou a chamar-se desde então Termas de S. Pedro do Sul.
O actual Centro Termal, foi inaugurado em 1987, sendo o antigo Balneário Rainha D. Amélia restaurado e reaberto em 2001, não só com moderno equipamento para tratamentos, mas também com um Núcleo Museológico, um Auditório, e um Salão Multiusos.
Para os amantes da natureza, toda a zona envolvente é um tesouro.
Situada com atrás disse no vale de Lafões, tem á sua volta as Serras da Arada, Gralheira, e S. Macário. Do alto de S. Macário, podem observar-se as Serras da Estrela, Montemuro e Caramulo. Todo o verdejante vale de Lafões , o Porto e a Torre dos Clérigos. Na subida para a serra pode observar as tipicas aldeias de casas de xisto extraído da própria serra. No cimo pode ainda ver a centenária capela de S. Macário. Subindo a serra da Arada, encontra aldeias de grande beleza, como o Coelheira, onde num lago em pleno planalto da serra se podem observar belas trutas saltando, ou o Candal, com típicos conjuntos rurais que vivem essencialmente do pastorício de cabras e ovelhas. Se subirmos a Gralheira, começamos por encontrar o famoso Convento de S. Cristóvão de Lafões, cuja origem é anterior ao nascimento da Nação. Continuando a subida encontramos a aldeia de Manhouce, que já foi em tempos considerada a aldeia mais portuguesa, e cuja beleza etnográfica já levou a nossa TV, a fazer alguns programas sobre ela. E quem não conhece Isabel Silvestre, uma VOZ da aldeia, que canta e encanta todo o país.
A vitela de Lafões, o cabrito da Gralheira, a broa e a chouriça caseira, e o vinho verde de Lafões,são iguarias a não perder.
E se ao fim do dia lhe apetecer ler um livro á beira-rio? Pode sempre recorrer ao Bibliomóvel, que como o nome indica é uma pequena biblioteca itinerante. Para uma consulta na Internet, recorra á Biblioteca Municipal.
E agora ? Que tal umas férias diferentes?

23 comentários:

  1. Aqui eu vejo o seu texto.

    As fotos sao lindas por aqui e eu viajei.

    Beijao

    ResponderEliminar
  2. Por incrível que pareça nunca parei em S. Pedro do Sul... passo sempre a seguir para Viseu ou mais adiante...

    Quem sabe, talvez, um dia destes...

    Um abraço, Elvira, e boa recuperação

    ResponderEliminar
  3. Tenho muita vontade de fazer umas «termas»...quando será?
    Não sei...

    Mas, é tempo de lazer.
    E fui passear.
    Convido-te para o «Geo-circuito» em Vila Velha de Rodão.

    E, por acaso, usas acessórios só no Verão ou em todas as estações do ano?

    Bom fim de semana.
    Beijitos.

    ResponderEliminar
  4. Olá querida Elvira, de facto são Pedro do Sul é uma zona lindíssima... Quando vou a Viseu gosto de passar por lá.
    Bom fim de semana,
    Beijinhos de carinho,
    Fernandinha

    Continuação de melhoras!

    ResponderEliminar
  5. AMIGA ELVIRA

    RECEBI SEU MAIL, FUI AO SEXTA Fª MAS NADA VEJO OU SEJA APENAS VEJP A BARRA LATERAL!
    SERÁ DO MEU PC Q ESTÁ TODO RECONFIGURADO POR CAUSA DOSOLHOS.
    ALIÁS TIVE UMA CRISE DE BLEFARITE AGUDA COM MITAS DORES E ESTOU A COLIRIOS E POMADAS A BASE DE CORTISONA.
    QTO A SAO PEDRO DO SUL, NAO LI O TEXTO TODO, MAS FOI UM DOS DERRADEIROS DESTINOS Q VISITEI ANTES DE PODER DEIXRA DE VIAJAR.
    QUEM SABE UM DIA MELHORO DOS OLHOS DE MODO A PODER ENFRENTAR AMBIENTES EXTERIOES, OU MESMO INERIORES, POIS QQ AMBIENTE Q MAO SEJA "AQUI A REDOMA" ME PROVOCA INFLAMAÇAO DAS PALPEBRAS.
    APROVEITO P DESEJAR CONT. DA SUA RECUPERAÇAO. MEU PAI TB VAI RECUPERANDO LENTAMENTE DO ABANÃO Q LEVOU. SE PUDER VÁ AO "QUINTAL DO MEU PAI" ONDE O PODE VER A TOCAR UNS DIAS ANTES DO ACIDENTE.

    E BOA FESTA SEJA ELA QULA FOR, POIS OS MOMENTOS DE ALEGRIA SÃO TÃO ESCASSOS NESTA VIDA, PRINC. QUNADO A NOSSA SAUDEE DOS NOSSOS SE VAI ABAIXO.

    DESCULPE OS ERROS DE ACENTUAÇÃO MAS TENTO NAO OLHR MTO O ECRAN.

    BEIJINHOS E BOA FESTA!

    ResponderEliminar
  6. Elvira obrigada por esta viagem!

    ResponderEliminar
  7. Boa divulgação de S.Pedro do Sul para quem não conhecer.
    Não sou adepto de termas, mas reconheço que são bons locais de descanso e benéficos para a saúde.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Um excelente post, Elvira. Não sou grande adepta de termas mas a minha mãe não as dispensava.Todos os anos " ia a águas".
    Eu prefiro mar, sol, barcos, areia.Umas braçadas diárias neste mar que tenho à minha beira é o melhor lenitivo para as minhas maleitas.
    Continuo sem conseguir entrar no Sexta-Feira e no A Mulher e a Poesia. Haverá quem nos explique esta magia? Talvez o Jorge nos dê uma ajuda.
    Deixo-te mil beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Passei para ver coisas lindas e...ups...férias! Assim umas óptimas e revitalizantes férias.

    ResponderEliminar
  10. olá, Elvira!Que bom conhecer uma 'blogueira' da minha geração! Cheguei aqui pelo João, um bom amigo virtual, madeirense. Eu não sou madeirense senão de coração, há 35 anos.
    Parabéns pelo blog (pelos blogs!)
    Gostei do texto sobre S.Pedro do Sul e vou dar mais uma volta por aqui para ver e ler mais.
    Já sou avó há mais de 4 anos. Parabéns pela próxima passagem a essa condição!!
    Um beijinho da
    Emília

    ResponderEliminar
  11. Olá Elvira, muito obrigada pela atenção. Não sabia, de todo, das cirurgias, mas como só devemos pensar no bom, vai ser rápido e uma óptima reccurepação. Melhorinhas e beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Olá Amiga.
    Até que enfim aqui cheguei. É a primeira visita muito embora já a tenha visitado através doutros espaços. Fico agradecido pela visita ao meu espaço e, espero que volte , pois farei o mesmo. O intercambio de conhecimentos para mim é sempre válido desde que seja construtivo e sem maldades. Se chegou até ao meu espaço de certeza verificou o meu perfil, continuarei na mesma saga. O mundoé tão pequeno e, a vida tão curta que vale a pena vivermos na maior das armonias. Receba um abraço fraterno do João.

    ResponderEliminar
  13. Olá minha amiga Elvira.
    Desculpe , estava de férias e agora retornei aos meus comentários.
    Uma feliz férias , em S. Pedro do sul.
    Não o conheço, mas espero que tenhas aproveitado bem.
    Desejo muita paz e amor em sua

    Sua amiga do lado de cá.

    Regina Coeli.

    Te agurado no meu cantinho.

    ResponderEliminar
  14. Belo Elvira!
    Muito completa e bonita a sua crónica e o filme também.
    Adorei ver o rio, os jardins e toda uma série de locais que conheço só de passagem, mas não com o pormenor com que os relata. Fiquei fã para voltar e explorar mais as zonas circundantes.
    Beijinho grande.
    Branca

    P.S. Como já deve ter visto consegui finalmente entrar no Sexta-feira. Já não ia lá desde o seu aniversário de casamento e mesmo aí foi uma sorte entrar porque já não conseguia antes.
    Vamos ver agora se fica tudo certinho desta vez.

    ResponderEliminar
  15. Já lá estive mas nunca usufrui das qualidades do ambiente! Obrigado pela informação!

    Muitos beijinhos e bom fim-de-semana!!!

    ResponderEliminar
  16. Depois de ver o seu perfil, digo-lhe que também vivi no Barreiro, onde ainda hoje tenho amigos. Possuí um andar na Verderena, Próximo da ~Sub-Estação electrica do Bomfim. Fui amigo do Sr.João Carboilha que trabalhava na CUF .Tenho amigos na Quinta da Lomba e, junto ao antigo Hospital.Conheço relativamente o Barreiro, pois saí de lá em 1976. Há relativamente poucos anos fui operado a uma hérnia inguinal na clínica do Dr. José Augusto.Hoje o Barreiro não é nada desses tempos. Um abraço do João.

    ResponderEliminar
  17. há uns anos vi uma reportagem sobe s.pedro do sul que me fascinou, depois a minha filha mais nova foi lá um fim de semana e voltou encantada, já lá voltou e tráz-me toda a publicidade, ainda não fui... mas hei-de ir!
    baos férias e boa recuperação, com a devida calma...
    beijinhos, as melhoras

    ResponderEliminar
  18. Olá Elvira !!!
    Hoje como nos conhecemos virtualmente, vim cá para lhe dizer que visito o seu blog assiduamente, mas nunca comentei,comecei a visita-la através da Catedral onde fiz estas amigas(os) todas.
    Comecei a ir lá porque tinha a tia com cancro e aquele blog despertou-me a tenção, de repente comecei a interagir com muitas pessoas e acabei por criar um blog(imagine)
    O resto já sabe, agora até parece que temos um clube.
    Vou continuar a visita-la e podemos falar no outro lado.
    beijinhos
    Linda

    ResponderEliminar
  19. ...e é aqui tão pertinho de mim!!!!
    Conheço mal mas este seu texto aguçou-me o apetite! No restinho de férias que ainda tenho vou lá dar um saltinho! Obrigada por me recordar mais um sítio bonito.

    ResponderEliminar
  20. Passei por cá e por cá fica o meu abraço fraterno.

    Jorge P.G.

    ResponderEliminar
  21. Seria ótimo passar por um lugar maravilhoso como esse.
    Como vês, hoje já consegui entrar, rs.
    Bjo querida!

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.