Seguidores

20070830

PINTURA EM PORCELANA


prato de porcelana
1 estampa para porcelana.
Lustrina
álcool
uma esponja, ou saco de plástico.
Limpe muito bem o prato com álcool para tirar qualquer gordura ou outra impureza.
Ponha a estampa de molho até que ela se separe do papel. Ponha a estampa, em cima duma toalha turca para tirar o excesso de água. Coloque no prato , no sitio desejado. Com a toalha vá puxando e carregando na estampa, do meio para as pontas, de modo a que não fique qualquer bolha, entre a estampa e o prato. (Esta operação tem que ser feita com a máxima suavidade, porque senão era uma vez uma estampa.) Deixe secar até ao outro dia.
Ponha num recipiente (o tal azulejo) umas gotas de lustrina. Deve escolher a lustrina da cor da estampa. E vai verificar que a lustrina é sempre castanha. Não se preocupe. Quando fôr á Mufla, fica da cor que escolheu. Então põe umas gotas de lustrina no recipiente, e com a pontinha da esponja, vai molhando na lustrina e vai batendo no prato conforme o gosto para fazer a borda.
Pessoalmente eu gosto mais de trabalhar com um saco de plástico. Um saco daqueles brancos de cozinha, amasso bem o saco e vou tocando alternadamente a lustrina e o prato.
Quando estiver a gosto deixa secar durante dois dias. Vai á mufla para queima.
Nota: A mufla é um forno de queima a altas temperaturas para porcelanas. É muito caro. Mas normalmente nas casas de arte decorativa, têem mufla e aceitam trabalho para cozer. E é barato. Entre 1 e 2 euros por peça.
Espero que gostem

9 comentários:

Dina disse...

Eu gostei e até me pareceu fácil o único senão é mesmo essa coisa chamada mufla...

marta disse...

Mais um trabalho muito bonito...

lula disse...

Um belo prato que já vi ao natural.
Acho a ideia de ensinares a fazer muito boa mas, por mim, vou-me ficando só em observar. bjs

Osc@r Luiz disse...

Belíssimo, querida.
Sua habilidade é invejável.
Sabe que eu acho que você tem razão quanto ao fogo e vou te revelar uma coisa: eu pensei nisso sim, mas concluí que o fogo não foi propriamente uma "invenção" e sim uma "descoberta", pois ele já existia antes mesmo de nós habitarmos o planeta. Por isso ele não entrou na minha lista.
O Flainando é enjoado mesmo, principalmente quando se usa o Internet Explorer. Geralmente, com o Firefox é mais fácil acessá-lo. Passando o aniversário do By Osc@r Luiz, meus amigos vão me ajudar a tentar melhorar tecnicamente o Flainando por que você definitivamente não é a primeira pessoa que reclama, com razão, de dificuldades em acessá-lo.
Um beijão, querida. Bom domingo!

estermag disse...

Maravilhoso!

Ninica disse...

Eu que tenho andado um pouco desaparecida, gostei bastante da peça, e tal como a Dina diz não é assim tão difícil...obrigada pela dica da mufla, não sabia que aceitavam esses trabalhos...e obrigada por partilhar estes trabalhos tão bonitos conosco!!
beijo...

Anónimo disse...

Ola me chamo Gildo Venho atraves deste lhe perguntar se e possivel
repintar e cozer pela 2ª vez porcelana se for possivel qual o melhor metodo e material a usar para dar uma garantia de qualidade e durabilidade a peça.
o meu contacto para resposta e:
gildo_oliveira_2@hotmail.com

agradeço desde ja todo tipo de ajuda

paulo disse...

Olá Elvira :)

Eu tenho aqui umas questões que gostava de colocar:

Sabe de uma casa no Porto onde possa cozer as peças?

A peça a cozer já pode ter uma superfície brilhante?

Obrigado

Poções de Arte disse...

Bom dia, Elvira!
Gostei da flor utilizada. O bom desta técnica é que podemos personalizar nossas louças e fazer na quantidade que precisamos.

Hoje postei sobre o sorteio do Projeto que ocorrerá sexta-feira e se quiser dicas para leitura, aparata neste post:
Momento Leitura

Abração esmagador e feliz dia.