Seguidores

20190529

O MEU BOLO


Porque algumas amigas me pediram a receita do meu bolo de aniversário aqui vai. E como eu só os faço para a família, com todos os "segredos" para que lhes fique mais ou menos igual.Não vou falar da decoração porque isso cada uma fará o que quiser, segundo a vossa inspiração.


Receita do bolo para o bolo  


6 gemas
6 claras batidas em castelo
2 1/2 chávenas de farinha Branca de Neve 
1 1/2 chávenas de açúcar
1 colher de sopa de essência de baunilha
1 chávena de água
1 colher de café de sal

margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Batem-se as gemas com a chávena de água até obter um creme fofo tipo mousse. (dois três minutos). Acrescente o açúcar e continue a bater até incorporar bem o açúcar.
Acrescenta-se aos poucos a farinha, o sal e a essência de baunilha. Tudo batido acrescentam-se as claras em castelo que se envolvem delicadamente sem bater.

Deixe arrefecer.

Entretanto prepare uma calda com 1 chávena de açúcar, 2 chávenas de água, 1 pau de canela, uma casca de limão, 7 cravinhos, e se gostarem do sabor anisado, meia estrela de anis estrelado. Eu não costumo pôr, tenho um familiar que não gosta do sabor.  Ferve em lume brando durante alguns minutos para absorver o sabor das especiarias.
Corta-se o bolo em 3 ou 4 camadas.  Contrariamente à massa do pão de ló, este bolo corta-se bem e não esfarela. Coloca-se a primeira camada de bolo, pincela-se com a calda recheia-se com o creme que se deseja. (Eu tenho sempre um doce caseiro em casa para isso, acho mais saudável, que os cremes pasteleiro, de ovos ou afins, mas cada um pode recheá-lo com o creme que mais gosta.
Repete-se o processo com quantas camadas o bolo tiver.  Depois decora como quiser. Pasta de açúcar, natas, ganache de chocolate ou outras, glacê real, enfim como quiserem e gostarem.

Agora o segredo. Faço sempre o bolo dois dias antes do aniversário, Antes de o rechear, lavo a forma onde foi feito, forro com papel filme, ponho sobre o papel a primeira camada de bolo e procedo como descrevi em cima. Quando o bolo está todo recheado, cubro com o papel filme e meto no frigorífico até ao dia do aniversário. O frio faz entranhar no bolo o sabor das especiarias. Só nesse dia o tiro para o prato e faço a decoração.

1 O papel filme deve ser uma tira que cubra o fundo mas que fique com tamanho suficiente para vir cá acima cobrir o bolo. Porquê? Para que seja fácil manuseá-lo para o prato sem que se desfaça. Depois de estar no prato é só retirar o papel.

2  Este bolo aguenta até oito dias sempre fresco como se fora feito no dia.
3 Quando experimentarem a receita digam-me se gostaram. Vou deixar aqui as fotos de alguns que fiz como sugestão de decoração



































10 comentários:

  1. Meu Deus... lá se vai a dieta!
    Gosto das decorações... Bj

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca vi tanta criatividade em bolos! Que lindos, todos!
    Você é uma artista, amiga!
    Mil aplausos!
    Beijo e um ótimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá, Elvira

    A receita e uma série de decorações todas belas.

    Obrigada, amiga.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  4. Oi Elvira,
    Me deu água na boca ao ver o bolo e as decorações são lindas.
    Gostei da sua criatividade
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderEliminar
  5. QuerIda Elvita, não tenho jeito para bolos e por isso, faço só alguns, dos mais fáceis e raramente, Fiquei impressionada com a decoração do teu bolo, com muito bom gosto e, de certeza conforme as paixões doa aniversariantes, Tens muito jeito, amiga; Parabéns! Estão perfeitos, ! Um abraço e boa noite.
    Emília

    ResponderEliminar
  6. Elvira, essas receitas tradicionais, quase familiares, são as que mais me agradam. Bom fim de semana. Beijo

    ResponderEliminar
  7. Como soy pésimo para la cocina, he puesto a disposición de mi esposa tus apetitosas recetas, amiga Elvira, para ver si salgo favorecido con alguna preparación de ella.

    ResponderEliminar
  8. Olá, Elvira!
    É muito criativa na decoração do bolo, estão lindos.
    O bolo molhado nessa calda deve ficar bem gostoso.
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Que bolos lindos! Quanta criatividade! Brigadeiro engorda, mas adoro. Anotei as dicas de fazer o bolo antes, mas em matéria deles encomendo porque sou uma negação em doces. Não lembro a data de seu aniversário, mas creio que a parabenizou no Facebook. Se não fiz, aí vão meus votos de felicidades e saúde!
    Beijos sabor carinho e uma noite de quarta-feira de paz
    Donetzka

    ResponderEliminar
  10. Oi Elvira,
    Esse blog nos deixa com água na boca. Não sei fazer bolo desse tipo, fazia muitos salgados, agora compro tudo pronto.
    Lindo blog
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderEliminar

ESTE ESPAÇO É MUITO ESPECIAL. POR FAVOR TORNE-O MAIS ESPECIAL DEIXANDO A SUA OPINIÃO. BOA OU MÁ NÃO IMPORTA. SÓ COM ELA EU POSSO MELHORAR.

ESTE BLOGUE NÃO OFERECE NEM ACEITA SELOS. AGRADEÇO O VOSSO CARINHO E A VOSSA COMPREENSÃO.

MUITO OBRIGADA E VOLTEM SEMPRE.