" Se o meu sangue não me engana
como engana a fantasia
havemos de ir a Viana
Ó meu amor algum dia"
(Pedro Homem de Mello)
Entre o mar e o rio Lima, encostada ao Monte de Stª Luzia, encontramos Viana do Castelo, com as suas belas casas de diferentes estilos e estreitas ruas tortuosas, é tanto um porto de pesca, como um centro turístico.
Inicie a sua visita pela Praça da República, com as sua três construções quinhentistas: um belo chafariz em granito, a Casa da Câmara, e a casa da Misericórdia.
Partindo daqui e percorrendo as ruas vai encontrar belas casas senhoriais belíssimas nas suas linhas Barrocas ou Rocaille, decoradas com lindíssimos janelões, exibindo o brasão de família.
Entre um pórtico de uma Capela Barroca, e um chafariz com a imagem de um santo, mais á frente a Igreja Matriz, com duas torres a lembrar uma fortaleza, um portal com Pedras de Armas numa esquina, ou uma ca Gótica numa praça, tudo nos deixa maravilhados.
Virada para o mar, que fez a história de Viana, uma linda igreja barroca, guarda a imagem de Nª. Sª da Agonia, da devoção dos pescadores. Ela sai todos os anos em Agosto, para abençoar o mar, numa das festas mais belas e coloridas de Portugal. As festas da Nossa Senhora d'Agonia.
(Texto retirado da internet )