Seguidores

20071023

VIANA DO CASTELO

" Se o meu sangue não me engana
como engana a fantasia
havemos de ir a Viana
Ó meu amor algum dia"


(Pedro Homem de Mello)




Entre o mar e o rio Lima, encostada ao Monte de Stª Luzia, encontramos Viana do Castelo, com as suas belas casas de diferentes estilos e estreitas ruas tortuosas, é tanto um porto de pesca, como um centro turístico.
Inicie a sua visita pela Praça da República, com as sua três construções quinhentistas: um belo chafariz em granito, a Casa da Câmara, e a casa da Misericórdia.
Partindo daqui e percorrendo as ruas vai encontrar belas casas senhoriais belíssimas nas suas linhas Barrocas ou Rocaille, decoradas com lindíssimos janelões, exibindo o brasão de família.
Entre um pórtico de uma Capela Barroca, e um chafariz com a imagem de um santo, mais á frente a Igreja Matriz, com duas torres a lembrar uma fortaleza, um portal com Pedras de Armas numa esquina, ou uma ca Gótica numa praça, tudo nos deixa maravilhados.
Virada para o mar, que fez a história de Viana, uma linda igreja barroca, guarda a imagem de Nª. Sª da Agonia, da devoção dos pescadores. Ela sai todos os anos em Agosto, para abençoar o mar, numa das festas mais belas e coloridas de Portugal. As festas da Nossa Senhora d'Agonia.

(Texto retirado da internet )

3 comentários:

Jose Gonçalves disse...

Se eu me pusesse para aqui a contar-lhe histórias minhas de Viana, nunca mais daqui saía.
Mas Viana é tudo isto que descreve, e muito mais para além de nossa imaginação. Viana é Amor.
Viana é terra de boa gente, trabalhadora, das mulheres bonitas, ( minha mãe era uma delas), de festas, de verde, de paixão, de ilusão...
Tenho a certeza que a esta hora, não estou aqui sozinho a olhar para este seu artigo e para as fotos maravilhosas que nos mostrou. ELA, está comigo e muito feliz por saber que tenho o privilégio de conhecer alguém tão sensível como a Elvira.
Ficamos satisfeitos por encontrar alguém que gosta da nossa terra, da nossa região.
Sinto saudades daquelas terras, da areia daquelas praias, do milho, no fundo tenho saudades da juventude que já lá vai, mas particularmente da que lá passei.
Uma boa noite para si.
José Gonçalves

rui disse...

À muito que aqui não vinha, mas o tempo nem me tem dado para vir ao computador.
Como sabe conheço Viana mas foi bom rever.
Beijos

Geo disse...

Querida Elvira,
Que lugar lindo, já tinha visto as fotos, mas voltei para saber do lugar...estou cada dia mais encantada com seu país, está me dando um desejo enorme de conhecê-lo!
Beijo e um lindo fim de semana!!
Geo