Seguidores

20130825

Bolo de aniversário





Bolos de aniversário não é bem a minha praia, como se diz agora. Mas gosto de os confeccionar quando alguém da família faz anos e toda a gente diz que os meus bolos são uma delicia. Este foi o último que fiz para a mãe da minha neta.
Então resolvi fazer uma postagem sobre a sua confecção já que pode interessar quem me visita.

A receita é muito fácil.

6 ovos
2,5 chávenas de farinha
2  chávenas de açúcar  ( eu ponho sempre um pouquinho menos)
1 chávena de água
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento


Separam-se as claras das gemas. Batem-se as gemas com a chavena de água, durante uns 3 ou quatro minutos. Depois aos poucos junta o açucar sem deixar de bater. Mistura a farinha com o sal e o fermento e vai juntando aos poucos batendo sempre.  Coloca numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e põe no forno pré aquecido.
Assa em 45 minutos, mais ou menos dependendo do forno.

Entretanto leve a lume, uma chávena de água, uma chavena de açúcar uma laranja com casca, cortada ao meio, 2 paus de canela um pedaço de casca de limão e  6  cravos da índia (cravinhos) .  Quando levantar fervura baixe o fogão e deixe ferver lentamente empurrando as cascas de laranja de encontro ao fundo do tacho de modo que o sumo se vá misturando na calda.  Uns 15 minutos depois, apague e passe por um coador. Reserve.

O creme para recear o bolo pode fazer o que mais gostar. Normalmente eu uso creme pasteleiro, mas pode utilizar qualquer outro que lhe agrade.

Quando o bolo estiver frio, corte-o em três partes iguais. Passe papel filme na forma onde fez o bolo de modo a que fique de cada lado papel suficiente para depois cobrir o bolo. Sobre o papel coloque a primeira rodela de bolo. Com um borrifadoe ou até com uma colher molhe bem com a calda feita anteriormente. Por cima ponha uma camada do creme de recheio. Por cima desta ponha a segunda parte do bolo. Molhe de novo com a calda e cubra com o creme. Por cima ponha a terceira parte do bolo e molhe com a calda. Cubra com as abas de papel filme e meta no frigorífico.
 Convém que o bolo seja feito na véspera logo de manhã, ou na antevéspera, pois nunca se abrem e recheiam bolos que não estejam bem frios e para que o bolo absorva  bem os sabores da calda deve estar no minimo 8 horas no frigorifico.

No outro dia, retira do frigorífico, desembrulha o papel e coloca no prato onde vai proceder à decoração final.
Eu faço muitas vezes uma decoração com chocolate, rápida e fácil de fazer. É uma cobertura que pode fazer de inverno ou verão já que não derrete e fica sempre boa. Para essa cobertura  necessita

400gr de chocolate de culinária
400gr de leite condensado cozido
natas

Põem-se ao lume em banho maria o chocolate. Quando está derretido tira do lume e junta o leite condensado cozido e mexe bem.  Aos poucos vai juntando uma a uma colheres de nata até obter a consistência necessária. Normalmente eu uso 6 colheres de sopa. Poderá pôr um pouquinho menos ou mais consoante o chocolate utilizado.
Esta massa cobre muito bem o bolo é deliciosa e pode ser decorada  com morangos,  com frutos vários, com  chocolate branco, em forma de grade ou trama, (Eu utilizo glacê real em vez do chocolate branco, porque é menos doce) enfim como a sua imaginação lhe ditar.

Espero que gostem


Variações sempre com a mesma receita.

Nota 
Para cozer o leite condensado meta a lata fechada na panela de pressão, cubra com água, e quando a panela começar a fazer o barulho de que está a ferver, baixe o fogo e deixe ferver durante 30 minutos.
Atenção nunca abra a lata de leite quando a tira da panela. Deixe a arrefecer no mínimo 4 horas.





5 comentários:

esteban lob disse...

Hmmm que exquisito, Elvira.

Imagino que tras "posar" como corresponde, los bocados desaparecieron rápidamente.

Abrazo.

. intemporal . disse...

.

.

. elvira,,, .

.

. uma fatia de cada . se fizer o favor .

.

. é muito ? .

.

. não é nada . :))) .

.

.

. bom fim de semana .

.

. um beijo meu .

.

.

. intemporal . disse...

.

.

. elvira,,, .

.

. uma fatia de cada . se fizer o favor .

.

. é muito ? .

.

. não é nada . :))) .

.

.

. bom fim de semana .

.

. um beijo meu .

.

.

Olinda Melo disse...


Assim sim, já posso comentar. :)

Com a outra apresentação não conseguia e ficava com pena.

Bela aula, apreciei imenso. Não sou grande perita nestas coisas, por isso este seu post tem um interesse redobrado.

Do meu painel vi a decoração que me pareceu uma pintura. Pois, é uma pintura e que se pode comer. Também gostei das outras versões.

Obrigada

Abraço

Olinda

Carla Brito disse...

Se eu já estava com fome, então agora....
Ai!