A extracção de cravos e outras doenças de pele tornou popular o antigo bispo e fundador da Ordem beneditina, mas hoje o povo atribui a sua intervenção em toda a espécie de situações, desde o 'mal ruim' - como o povo chama a tumores - e outras doenças do organismo humano, até problemas profissionais e familiares. O espaço de culto que se desenvolveu junto à albufeira da Caniçada, no concelho de Terras de Bouro, fica literalmente invadido de cravos, mas há também quem ali acorre levando figuras em cera, produtos agrícolas (galinhas, ovos e azeite), sal, objectos em ouro e avolumadas quantias em dinheiro, além das ofertas de bens imóveis, como terrenos. Há ainda uma coisa que todo o devoto sente necessidade de fazer sempre que vai a S. Bentinho, conforme carinhosamente o povo chama ao seu padroeiro eleito: beijar a imagem do santo e passar a mão ou um lenço pela estátua, para depois se benzerem. "É um rito que faço sempre que cá venho, para ter a sua bênção", explicou Aurora Gomes, com uma fé inabalável na intervenção do santo na sua vida e na dos seus familiares.

O Santuário de São Bento da Porta Aberta tem, segundo a tradição, origem numa ermida construída no local, por volta de 1640, cujas portas estavam sempre abertas, para servir de abrigo a quem passava.

A construção do actual Santuário iniciou-se em 1880, e ficou concluída em 1895, caracteriza-se pelos painéis de azulejos da capela-mor, que retratam a vida de S. Bento, assim como pelo retábulo de talha dourada.



O altar de S. Bento. Para quem nunca lá foi, a seguinte explicação. Existem umas escadas pelo exterior que permitem aos peregrinos entrar no altar, para tocarem a imagem do Santo e pagerem promessas.

Outro dos altares laterais. S. Bento é o templo não mariano com mais peregrinos em todo o País. Fica situado no parque natural da Peneda-Gerês, em pleno coração do Minho, e um dos mais belos lugares de Portugal.

O elevado número de peregrinos levou à construção de novas instalações perto do primitivo santuário, cujas obras foram concluídas em 2002, de que faz parte uma enfermaria para atendimento de peregrinos, com 14 camas.





O moderno elevador que dá acesso ao novo Santuário encravado em plena serra.


BOA VIAGEM. BOM FIM DE SEMANA.
(As fotos são minhas, o texto foi em parte retirado da net)
Pois é minha amiga. "S.Bentinho da Porta Aberta" como lhe chamam carinhosamente lá para aqueles lados.
ResponderEliminarComo a vida é cruel minha amiga. Vale-me de vez em quando dar lá um pulinho ou então estas ajudas dos amigos. Obrigada Elvira por mais esta partilha do coração do meu Minho.
O mais interessante para mim deste Santuário é que em determinadas romarias, o pessoal das redondezas vai em grupos e por lá fica, mesmo em tendas. São famosas estas romarias.
Deixo-lhe um abraço
José Gonçalves
Quando vou ao Minho, vou sempre até lá.
ResponderEliminarbjs
Amiga Elvira,
ResponderEliminarBela reportagem e fotografias!
Um ponto de referência aos pés da paisagem luxuriante do Parque Natural Peneda-Gerês. Bonitos os azulejos que representam a vida de S. Bento e o retábulo de talha coberto a ouro, mas devo confessar que não sou muito praticante e apesar de ainda há dois anos ter passado férias no Gerez e por lá ter andado muitos anos em quase todos os fins de semana prolongados e férias de Páscoa, só parei por S. Bento umas três a quatro vezes. Costuma-se dizer "Santos de ao pé da Porta não fazem milagres", é um pouco isso.
No entanto, acho o Santuário muito lindo e o ano passado tive a oportunidade de o ver a partir do rio, num maravilhoso passeio de barco pelo rio Cávado e Albufeira da Caniçada e que faz depois uma incursão e abordagem no rio Homem para o lado do Gerez e no Rio Caldo donde se avista a uma certa distância a majestade do santuário encravado na montanha.
Fico feliz por ver retratada aqui a beleza do Norte e só agora descobri que tinha mais abaixo Ponte da Barca, vou já lá, é uma perdição para mim, esses rios do interior do Minho e Arcos de Valdevez com a sua praia fluvial!
Nem continuo senão não parava.
Obrigada Elvira
Beijinhos
Precioso lugar.
ResponderEliminarEn Galiza temos a san Bieito como santo avogoso que cura espullas no corpo e asi curou meu irman as suas polo ofrecemento de aceite de minha nai.
A ver se tenho ocasion de visitar o s. Bento das Portas Abertas algun dia.
Não só S. Bento, mas todo o Gerês é uma zona mt bonita, a merecer uma visita.
ResponderEliminarNão conheço o S.Bento de Porta Aberta mas as fotos são bem elucidativas da beleza do lugar. Parabéns.
ResponderEliminarTenha uma boa semana.
O S. BENTINHO DA PORTA ABERTA É O MEU PROTETOR,SINTO SEMPRE A SUA PROTEÇÃO ASSIM COMO A DE MEU FILHO , É UM SANTO POR QUEM TENHO MUITO AMOR E ME ENSINA MUITA COISA, TODOS OS DIAS. EU SEI QUE ESTOU PROTEGIDA POR ELE.
ResponderEliminarOBRIGADO
TERESA GUIMARÃES